A antecipação de recebíveis é uma solução que deve ser usada com parcimônia. Isto é, antecipar a todo momento suas notas com o vencimento futuro pode não ser o mais interessante para a gestão financeira de seu negócio. Podemos dizer, portanto, que existem momentos certos para antecipar.

No post de hoje vamos falar exatamente disso, listando as situações em que convém recorrer a este tipo de solução. Assim, você poderá se organizar para gerir cada vez melhor sua empresa. Acompanhe!

Pagamento de fornecedores

Em qualquer negócio é muito importante manter um bom relacionamento com fornecedores. Afinal de contas, é essa relação de parceria que garante o provimento de todos os insumos necessários aos seus processos de trabalho, seja na forma de serviços ou produtos.

Pensando nisso, não convém incorrer em atrasos em pagamentos dirigidos a esses parceiros. Quando isso acontece por decorrência de algum evento inesperado e se apresenta uma justificativa razoável para isso, não há problema algum. No entanto, atrasos recorrentes levarão seus fornecedores a repensarem a possibilidade de continuar lhe atendendo.

Em casos extremos, pode e deve ocorrer a suspensão dos serviços, o que compromete o andamento de suas atividades, acarretando grandes prejuízos. A longo prazo, pode ser que você encontre dificuldades para firmar novas boas parcerias. Por isso, a antecipação de recebíveis pode ser uma saída nesses momentos

Custeio de dívidas atreladas a juros e multas

Qualquer dívida atrelada a juros e multas deve fazer soar o alerta vermelho do caixa de sua empresa. Isso porque esses encargos podem transformar seu passivo em uma verdadeira bola de neve. E o que a princípio era uma dívida “pagável”, logo deixa de ser. Quantas histórias de empresa endividadas à beira da falência temos acompanhado nos últimos tempos? Muitas, não é mesmo?

Para não entrar para as estatísticas de negócios que fecham as portas em decorrência de má gestão financeira e do mal momento econômico, a antecipação de recebíveis mais uma vez pode ser a saída. Ainda que você comprometa parte de suas receitas futuras, será possível obter uma economia e tanto com juros e multas.

Investimento de oportunidade

Existem determinados contextos em que o crescimento de sua empresa depende de um investimento extremamente estratégico. Aqui estamos falando da compra de um novo equipamento ou maquinário, da contratação de mais vendedores, da construção de mais uma estrutura física, enfim, de qualquer investimento visando expandir suas operações.

Em tempos de fortes restrições de acesso a crédito, você pode enfrentar grandes dificuldades para conseguir esse recurso. Os elevados índices de inadimplência têm levado as instituições financeiras a endurecer as regras para conceder acesso a empréstimos e linhas de financiamento.

Esse aspecto torna ainda mais interessante a antecipação de recebíveis. Com um cadastro extremamente simplificado, sua empresa tem acesso as receitas que tanto precisa em questão de dias.

Conheça a Fina Fácil 

Com a Fina Fácil você realiza o cadastro de sua empresa de forma inteiramente digital. Com o perfil de sua empresa aprovada, você envia suas NF’s com vencimento futuro também de forma digital e começa a antecipar seus recebíveis em até 24h.

E o melhor: não trabalhamos com análise de crédito. Devido ao nosso modelo de negócios, a análise acontece somente junto a empresa âncora (sacado), enquanto demais fornecedores poderão antecipar recebíveis sem maiores problemas, independentemente de sua atual situação fiscal ou contábil.

Clique aqui e conheça de perto com funciona nossa solução!